quarta-feira, 27 de maio de 2015

Planejamento da atividade avaliativa unidade 1


 

Planejamento Sala de Tecnologias Educacionais

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano: 2015 

Turma: 7º ano

Data do planejamento: 13/05/15

Tempo de execução: 4 aulas 50 mim.cada

Datas de execução: 27, 28 e 29/05/15

 

Aplicativos utilizados:

·      Internet;

·      Navegadores de Internet;

Recursos utilizados

·         Laboratório de Informática;

·         Computadores.

Sites utilizados:

·        www.gmail.com 

·        www.google.com.br

·        www.youtube.com

 

Noções e conceitos (Conteúdo)

  • Produção textual;
  • Gênero textual: E-mail.

 

Competências /Habilidades

  • Produzir e-mail;
  • Perceber as características de um e-mail;
  • Conhecer as funções das partes da situação discursiva que envolvem a correspondência eletrônica.

Objetivos específicos

  • Os alunos abrirão  uma conta de e-mail;
  • Explorar as funções das ferramentas do e-mail;
  • Trocaram informações e conhecimentos sobre o uso do e-mail;
  • Conhecimento e produção de e-mails;
  • Escrever e responder e-mail;
  • Sugerir vídeos sobre como utilizar a internet corretamente;
  • Anexar e enviar fotos.

Metodologia

 

Aula 1 -  Email

            Professora, levará seus alunos ao Laboratório de Informática, na ocasião ela irá questionar sobre:

Se os alunos usam e-mail?

Quais as funções do e-mail?

Quem possui conta de e-mail?

Quando usam?

Com quem se comunicam?

Quais os tipos de arquivos os alunos costumam enviar?

Quais os tipos de servidores de e-mail gratuitos mais conhecidos?

            Depois de todos esses questionamentos, a professora auxiliará os alunos acessarem a internet e abrirem uma conta de e-mail para aqueles que não possuem. Os alunos serão organizados em duplas, os que possuem ou os que não possuem a conta de e-mail, para que eles possam se ajudar. Os alunos poderão escolher qual o servidor poderá ser utilizados para abrir a contas.

Duração da aula 01 -  2 aulas de 50 minutos cada

 

Aula 2 - Explorando e escrevendo o e-mail I

            Quando todos eles já estiverem com suas contas de e-mail já ativadas, a professora deverá explorar sobre as funções de cada ferramentas para que todos possam conhecê-las.

            Depois disso, deverá explorar as funções da ferramentas Cc e Cco que estão ocultos e podem ser ativados se o usuário precisar deles. Para ativá-los, basta clicar sobre a sigla abaixo do campo Para.

            Posteriormente, deverá ser explicado que, o Cc significa Cópia de Correspondência e o Cco Cópia de Correspondência Oculta. Cientes disso, faça novamente a pergunta: o que deve ser escrito nesses campos?

            Desta forma, espera-se que os alunos percebam e/ou levantem a possibilidade de se colocar endereços de e-mail nos dois campos, sendo que no Cc devem estar destinatários que só precisam saber do conteúdo da correspondência e não respondê-lo. Já o Cco é normalmente usado para correntes, e-mails publicitários e mensagens em massa, pois esse campo omite os endereços contidos nele, evitando que os outros destinatários da correspondência tenham acesso aos endereços ali postos.

            Também deverá ser explorado e questionados as ferramentas: caixa de entrada, enviados, lixo, excluídos, novo, anexar, rascunho, entre outras. Desta forma, os alunos conhecerá todas as funções de cada ferramenta disponíveis pelo servidor.

            Depois dessa breve explicação sobre o cabeçalho da mensagem, peça para os alunos trocarem entre si os endereços de e-mail criados para que eles possam escrever e-mails uns para os outros.

            Assim que tiverem em mãos os endereços eletrônicos dos colegas, a professora solicitará a eles treinarem o uso da ferramenta, para tanto, eles devem escrever e-mails para seus colegas de sala contando sobre algo que eles gostem. E os primeiros destinatários devem responder ao e-mail do colega.

            Se necessário, diga a seus alunos que para responder, basta clicar no link Responder, logo abaixo da mensagem que eles receberem.

Duração da aula 02 -  2 aulas de 50 minutos cada.

 

Aula 3 - Explorando e escrevendo o e-mail II - Vídeos e Imagens

            Na segunda aula, de explorar e escrever e-mail, a professora deverá pedir aos alunos que pesquisem no site www.youtube.com sugestões de vídeos, sobre como utilizar a internet corretamente. E escolher um, entre os pesquisados e mandar o link como sugestão via e-mail para os colegas da sala.

            Na segunda parte desta aula, os alunos irão utilizar fotos de seus dispositivos móveis (celular, tablets, cartão de memória, pen drive, etc) que foram obtidas, anteriormente na aula de campo da Disciplina de Eixos Temáticos e escolher no máximo 3 fotos para mandar via e-mail aos colegas na sala e a professora Regente.

Duração da aula 03 -  2 aulas de 50 minutos cada.

 

Avaliação

            A avaliação é processual. A professora deverá acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu dominar o gênero e-mail e atendendo os objetivos propostos no planejamento.

 

Referências Bibliográficas

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58014

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário