Planejamento
Sala de Tecnologias Educacionais
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 2015
Turma: 7º ano
Data
do planejamento: 13/05/15
Tempo
de execução: 4 aulas
50 mim.cada
Datas
de execução: 27, 28 e 29/05/15
Aplicativos
utilizados:
·
Internet;
·
Navegadores
de Internet;
Recursos
utilizados
·
Laboratório
de Informática;
·
Computadores.
Sites
utilizados:
·
www.gmail.com
·
www.google.com.br
·
www.youtube.com
Noções
e conceitos (Conteúdo)
- Produção
textual;
- Gênero
textual: E-mail.
Competências
/Habilidades
- Produzir
e-mail;
- Perceber
as características de um e-mail;
- Conhecer
as funções das partes da situação discursiva que envolvem a
correspondência eletrônica.
Objetivos
específicos
- Os alunos abrirão uma conta de e-mail;
- Explorar as funções das
ferramentas do e-mail;
- Trocaram informações e
conhecimentos sobre o uso do e-mail;
- Conhecimento e produção de e-mails;
- Escrever e responder e-mail;
- Sugerir vídeos sobre como utilizar
a internet corretamente;
- Anexar e enviar fotos.
Metodologia
Aula
1 - Email
Professora,
levará seus alunos ao Laboratório de Informática, na ocasião ela irá questionar
sobre:
Se os alunos usam e-mail?
Quais as funções do e-mail?
Quem possui conta de e-mail?
Quando usam?
Com quem se comunicam?
Quais os tipos de arquivos os alunos
costumam enviar?
Quais os tipos de servidores de e-mail
gratuitos mais conhecidos?
Depois
de todos esses questionamentos, a professora auxiliará os alunos acessarem a
internet e abrirem uma conta de e-mail para aqueles que não possuem. Os alunos
serão organizados em duplas, os que possuem ou os que não possuem a conta de
e-mail, para que eles possam se ajudar. Os alunos poderão escolher qual o
servidor poderá ser utilizados para abrir a contas.
Duração
da aula 01 - 2 aulas de 50 minutos cada
Aula
2 - Explorando e escrevendo o e-mail I
Quando
todos eles já estiverem com suas contas de e-mail já ativadas, a professora
deverá explorar sobre as funções de cada ferramentas para que todos possam
conhecê-las.
Depois
disso, deverá explorar as funções da ferramentas Cc e Cco que estão ocultos e
podem ser ativados se o usuário precisar deles. Para ativá-los, basta clicar
sobre a sigla abaixo do campo Para.
Posteriormente,
deverá ser explicado que, o Cc significa Cópia de Correspondência e o Cco Cópia
de Correspondência Oculta. Cientes disso, faça novamente a pergunta: o que deve
ser escrito nesses campos?
Desta
forma, espera-se que os alunos percebam e/ou levantem a possibilidade de se
colocar endereços de e-mail nos dois campos, sendo que no Cc devem estar
destinatários que só precisam saber do conteúdo da correspondência e não
respondê-lo. Já o Cco é normalmente usado para correntes, e-mails publicitários
e mensagens em massa, pois esse campo omite os endereços contidos nele,
evitando que os outros destinatários da correspondência tenham acesso aos
endereços ali postos.
Também
deverá ser explorado e questionados as ferramentas: caixa de entrada, enviados,
lixo, excluídos, novo, anexar, rascunho, entre outras. Desta forma, os alunos
conhecerá todas as funções de cada ferramenta disponíveis pelo servidor.
Depois
dessa breve explicação sobre o cabeçalho da mensagem, peça para os alunos
trocarem entre si os endereços de e-mail criados para que eles possam escrever
e-mails uns para os outros.
Assim
que tiverem em mãos os endereços eletrônicos dos colegas, a professora
solicitará a eles treinarem o uso da ferramenta, para tanto, eles devem
escrever e-mails para seus colegas de sala contando sobre algo que eles gostem.
E os primeiros destinatários devem responder ao e-mail do colega.
Se
necessário, diga a seus alunos que para responder, basta clicar no link
Responder, logo abaixo da mensagem que eles receberem.
Duração
da aula 02 - 2 aulas de 50 minutos cada.
Aula
3 - Explorando e escrevendo o e-mail II - Vídeos e Imagens
Na
segunda aula, de explorar e escrever e-mail, a professora deverá pedir aos
alunos que pesquisem no site www.youtube.com sugestões de vídeos, sobre como
utilizar a internet corretamente. E escolher um, entre os pesquisados e mandar
o link como sugestão via e-mail para os colegas da sala.
Na
segunda parte desta aula, os alunos irão utilizar fotos de seus dispositivos
móveis (celular, tablets, cartão de memória, pen drive, etc) que foram obtidas,
anteriormente na aula de campo da Disciplina de Eixos Temáticos e escolher no
máximo 3 fotos para mandar via e-mail aos colegas na sala e a professora
Regente.
Duração
da aula 03 - 2 aulas de 50 minutos cada.
Avaliação
A
avaliação é processual. A professora deverá acompanhar o processo de produção
do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu
dominar o gênero e-mail
e atendendo os objetivos propostos no planejamento.
Referências
Bibliográficas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58014
Nenhum comentário:
Postar um comentário