quarta-feira, 27 de maio de 2015

Planejamento utilizado na atividade avaliativa 2


 

Unidade 2 -  Caminhos: ambientes on line como uma opção didática 
 
Planejamento Sala de Tecnologias Educacionais
 
 
Plano de aula reformulado
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 2015 
Turma: 7º ano
Data do planejamento: 13/05/15
Tempo de execução: 4 aulas 50 min.cada
Datas de execução: 27, 28 e 29/05/15 e 01/06/2015
 
Aplicativos utilizados:
·      Internet;
·      Navegadores de Internet;
·      Editor de texto
Recursos utilizados
·         Laboratório de Informática;
·         Computadores.
Sites utilizados:
·        www.gmail.com 
·        www.google.com.br
·        www.youtube.com
 
Noções e conceitos (Conteúdo)
  • Pesquisa e Produção textual;
  • Gênero textual: E-mail.
  • Gênero textual: Poesia
 
 
Competências /Habilidades
  • Produzir e-mail;
  • Perceber as características de um e-mail;
  • Conhecer as funções das partes da situação discursiva que envolvem a correspondência eletrônica.
Objetivos específicos
  • Os alunos abrirão  uma conta de e-mail;
  • Explorar as funções das ferramentas do e-mail;
  • Trocaram informações e conhecimentos sobre o uso do e-mail;
  • Conhecimento e produção de e-mails;
  • Escrever e responder e-mail;
  • Sugerir vídeos sobre como utilizar a internet corretamente;
  • Anexar e enviar fotos;
  • Pesquisar informações na internet;
  • Enviar documentos de texto.
Metodologia
 
Aula 1 -  Email
            Professora, levará seus alunos ao Laboratório de Informática, na ocasião ela irá questionar sobre:
Se os alunos usam e-mail?
Quais as funções do e-mail?
Quem possui conta de e-mail?
Quando usam?
Com quem se comunicam?
Quais os tipos de arquivos os alunos costumam enviar?
Quais os tipos de servidores de e-mail gratuitos mais conhecidos?
            Depois de todos esses questionamentos, a professora auxiliará os alunos acessarem a internet e abrirem uma conta de e-mail para aqueles que não possuem. Os alunos serão organizados em duplas, os que possuem ou os que não possuem a conta de e-mail, para que eles possam se ajudar. Os alunos poderão escolher qual o servidor poderá ser utilizados para abrir a contas.
Duração da aula 01 -  2 aulas de 50 minutos cada
 
Aula 2 - Explorando e escrevendo o e-mail I
            Quando todos eles já estiverem com suas contas de e-mail já ativadas, a professora deverá explorar sobre as funções de cada ferramentas para que todos possam conhecê-las.
            Depois disso, deverá explorar as funções da ferramentas Cc e Cco que estão ocultos e podem ser ativados se o usuário precisar deles. Para ativá-los, basta clicar sobre a sigla abaixo do campo Para.
            Posteriormente, deverá ser explicado que, o Cc significa Cópia de Correspondência e o Cco Cópia de Correspondência Oculta. Cientes disso, faça novamente a pergunta: o que deve ser escrito nesses campos?
            Desta forma, espera-se que os alunos percebam e/ou levantem a possibilidade de se colocar endereços de e-mail nos dois campos, sendo que no Cc devem estar destinatários que só precisam saber do conteúdo da correspondência e não respondê-lo. Já o Cco é normalmente usado para correntes, e-mails publicitários e mensagens em massa, pois esse campo omite os endereços contidos nele, evitando que os outros destinatários da correspondência tenham acesso aos endereços ali postos.
            Também deverá ser explorado e questionados as ferramentas: caixa de entrada, enviados, lixo, excluídos, novo, anexar, rascunho, entre outras. Desta forma, os alunos conhecerá todas as funções de cada ferramenta disponíveis pelo servidor.
            Depois dessa breve explicação sobre o cabeçalho da mensagem, peça para os alunos trocarem entre si os endereços de e-mail criados para que eles possam escrever e-mails uns para os outros.
            Assim que tiverem em mãos os endereços eletrônicos dos colegas, a professora solicitará a eles treinarem o uso da ferramenta, para tanto, eles devem escrever e-mails para seus colegas de sala contando sobre algo que eles gostem. E os primeiros destinatários devem responder ao e-mail do colega.
            Se necessário, diga a seus alunos que para responder, basta clicar no link Responder, logo abaixo da mensagem que eles receberem.
Duração da aula 01 -  2 aulas de 50 minutos cada.
 
Aula 2 - Explorando e escrevendo o e-mail II - Vídeos e Imagens
            Na segunda aula, de explorar e escrever e-mail, a professora deverá pedir aos alunos que pesquisem no site www.youtube.com sugestões de vídeos, sobre como utilizar a internet corretamente. E escolher um, entre os pesquisados e mandar o link como sugestão via e-mail para os colegas da sala.
            Na segunda parte desta aula, os alunos irão utilizar fotos de seus dispositivos móveis (celular, tablets, cartão de memória, pen drive, etc) que foram obtidas, anteriormente na aula de campo da Disciplina de Eixos Temáticos e escolher no máximo 3 fotos para mandar via e-mail aos colegas na sala e a professora Regente.
Duração da aula 02 -  2 aulas de 50 minutos cada.
 
Aula 3 - Trocando e-mail
            Nesta aula, os alunos organizados em duplas farão pesquisa do www.google.com.br sobre a bibliografia dos principais autores poéticos brasileiros, escolheram um de sua preferência e a partir da pesquisa realizada, farão a leitura das informações e as reunirá no editor de texto, com a identificação da escola professora e alunos. E posteriormente, salvará os documentos no computador utilizado, para que possa ser anexado no e-mail e enviado para todos os colegas da sala e a professora de Língua Portuguesa.
Duração da aula 03 -  1 aulas de 50 minutos cada.
 
Principais dificuldades
            Nas atividades propostas no plano de aula da unidade 1, tive dificuldade apenas de escolher qual plano utilizar, pois realizei a minha pesquisa no portal do professor e lá possui inúmeros planos de aula com muita qualidade e criatividade que podem ser desenvolvidos com muita facilidade quando adequado a realidade da turma em que irá ser aplicada.
            O plano de aula, no qual  irei desenvolver na unidade 1, será aplicado na Sala de Tecnologias Educacionais pela professora de Língua Portuguesa. Nele será Trabalhado o Gênero e-mail, onde exigirá muitas intervenções na professora regente, porque ela deverá repertoria-los questionado-os sobre as funções e recursos que podem ser utilizados. Depois, deverá auxiliar os alunos desde nos preenchimento correto dos campos, quando os alunos estiverem abrindo o conta no Gmail. Logo após, deverá Intervir na pesquisa dos vídeos para que seja pesquisado realmente o tema proposto pela professora, na troca de e-mail entre os alunos e na utilização das fotos retiradas dos dispositivos móveis. Todas essas intervenções exigirá da professora muita calma ao auxilia-los para que todos possam atingir os objetivos do planos de aula.
            Nestas aulas, todos deverão estar focado na realização de todas as etapas do planejamento, prestar muita atenção em todos os comandos que a professora efetuar para não perder o foco e nem o objetivo das aulas.
            É importante ressaltar, que o uso das correspondência eletrônica traz uma vasta possibilidades de atividades que podem ser desenvolvidas e compartilhada com os alunos nas mais diversas disciplinas e conteúdo. Pois, através dela os alunos podem trocar e-mail com inúmeras informações que são importante e que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem na escola podendo interagir e utilizar essa forma de comunicação para trocar as informações e compartilhar conhecimento.
 
Avaliação
            A avaliação é processual. A professora deverá acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu dominar os gênero e-mails e Poesia  atendendo assim, os objetivos propostos no planejamento.
 
Referências Bibliográficas
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58014
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml?page=2
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml?page=1
http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário