Unidade 2 - Caminhos:
ambientes on line como
uma opção didática
Planejamento Sala de Tecnologias
Educacionais
Plano de aula reformulado
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 2015
Turma: 7º ano
Data do planejamento: 13/05/15
Tempo de execução: 4 aulas 50
min.cada
Datas de execução: 27, 28 e 29/05/15 e 01/06/2015
Aplicativos utilizados:
·
Internet;
·
Navegadores de Internet;
·
Editor de texto
Recursos utilizados
·
Laboratório de Informática;
·
Computadores.
Sites utilizados:
·
www.gmail.com
·
www.google.com.br
·
www.youtube.com
Noções e conceitos (Conteúdo)
- Pesquisa e Produção textual;
- Gênero textual: E-mail.
- Gênero textual: Poesia
Competências /Habilidades
- Produzir e-mail;
- Perceber as características de um e-mail;
- Conhecer as funções das partes da situação discursiva que envolvem a correspondência eletrônica.
Objetivos específicos
- Os alunos abrirão uma conta de e-mail;
- Explorar as funções das ferramentas do e-mail;
- Trocaram informações e conhecimentos sobre o uso do e-mail;
- Conhecimento e produção de e-mails;
- Escrever e responder e-mail;
- Sugerir vídeos sobre como utilizar a internet corretamente;
- Anexar e enviar fotos;
- Pesquisar informações na internet;
- Enviar documentos de texto.
Metodologia
Aula 1 -
Email
Professora, levará seus alunos ao
Laboratório de Informática, na ocasião ela irá questionar sobre:
Se os alunos usam
e-mail?
Quais as funções
do e-mail?
Quem possui
conta de e-mail?
Quando usam?
Com quem se
comunicam?
Quais os tipos
de arquivos os alunos costumam enviar?
Quais os tipos
de servidores de e-mail gratuitos mais conhecidos?
Depois de todos esses
questionamentos, a professora auxiliará os alunos acessarem a internet e
abrirem uma conta de e-mail para aqueles que não possuem. Os alunos serão
organizados em duplas, os que possuem ou os que não possuem a conta de e-mail,
para que eles possam se ajudar. Os alunos poderão escolher qual o servidor
poderá ser utilizados para abrir a contas.
Duração da aula 01 - 2 aulas de 50 minutos cada
Aula 2 - Explorando e escrevendo o e-mail I
Quando todos eles já estiverem com
suas contas de e-mail já ativadas, a professora deverá explorar sobre as
funções de cada ferramentas para que todos possam conhecê-las.
Depois disso, deverá explorar as
funções da ferramentas Cc e Cco que estão ocultos e podem ser ativados se o
usuário precisar deles. Para ativá-los, basta clicar sobre a sigla abaixo do
campo Para.
Posteriormente, deverá ser explicado
que, o Cc significa Cópia de Correspondência e o Cco Cópia de Correspondência
Oculta. Cientes disso, faça novamente a pergunta: o que deve ser escrito nesses
campos?
Desta forma, espera-se que os alunos
percebam e/ou levantem a possibilidade de se colocar endereços de e-mail nos
dois campos, sendo que no Cc devem estar destinatários que só precisam saber do
conteúdo da correspondência e não respondê-lo. Já o Cco é normalmente usado
para correntes, e-mails publicitários e mensagens em massa, pois esse campo
omite os endereços contidos nele, evitando que os outros destinatários da
correspondência tenham acesso aos endereços ali postos.
Também deverá ser explorado e
questionados as ferramentas: caixa de entrada, enviados, lixo, excluídos, novo,
anexar, rascunho, entre outras. Desta forma, os alunos conhecerá todas as
funções de cada ferramenta disponíveis pelo servidor.
Depois dessa breve explicação sobre o
cabeçalho da mensagem, peça para os alunos trocarem entre si os endereços de
e-mail criados para que eles possam escrever e-mails uns para os outros.
Assim que tiverem em mãos os
endereços eletrônicos dos colegas, a professora solicitará a eles treinarem o
uso da ferramenta, para tanto, eles devem escrever e-mails para seus colegas de
sala contando sobre algo que eles gostem. E os primeiros destinatários devem
responder ao e-mail do colega.
Se necessário, diga a seus alunos
que para responder, basta clicar no link Responder, logo abaixo da mensagem que
eles receberem.
Duração da aula 01 - 2 aulas de 50 minutos cada.
Aula 2 - Explorando e escrevendo o e-mail
II - Vídeos e Imagens
Na segunda aula, de explorar e
escrever e-mail, a professora deverá pedir aos alunos que pesquisem no site
www.youtube.com sugestões de vídeos, sobre como utilizar a internet
corretamente. E escolher um, entre os pesquisados e mandar o link como sugestão
via e-mail para os colegas da sala.
Na segunda parte desta aula, os
alunos irão utilizar fotos de seus dispositivos móveis (celular, tablets,
cartão de memória, pen drive, etc) que foram obtidas, anteriormente na aula de
campo da Disciplina de Eixos Temáticos e escolher no máximo 3 fotos para mandar
via e-mail aos colegas na sala e a professora Regente.
Duração da aula 02 - 2 aulas de 50 minutos cada.
Aula 3 - Trocando e-mail
Nesta aula, os alunos organizados em
duplas farão pesquisa do www.google.com.br sobre a bibliografia dos principais
autores poéticos brasileiros, escolheram um de sua preferência e a partir da
pesquisa realizada, farão a leitura das informações e as reunirá no editor de
texto, com a identificação da escola professora e alunos. E posteriormente,
salvará os documentos no computador utilizado, para que possa ser anexado no
e-mail e enviado para todos os colegas da sala e a professora de Língua
Portuguesa.
Duração da aula 03 - 1 aulas de 50 minutos cada.
Principais dificuldades
Nas atividades propostas no plano de aula da
unidade 1, tive dificuldade apenas de escolher qual plano utilizar, pois
realizei a minha pesquisa no portal do professor e lá possui inúmeros planos de
aula com muita qualidade e criatividade que podem ser desenvolvidos com muita
facilidade quando adequado a realidade da turma em que irá ser aplicada.
O plano de aula, no qual irei desenvolver na unidade 1, será aplicado
na Sala de Tecnologias Educacionais pela professora de Língua Portuguesa. Nele
será Trabalhado o Gênero e-mail, onde exigirá muitas intervenções na professora
regente, porque ela deverá repertoria-los questionado-os sobre as funções e
recursos que podem ser utilizados. Depois, deverá auxiliar os alunos desde nos
preenchimento correto dos campos, quando os alunos estiverem abrindo o conta no
Gmail. Logo após, deverá Intervir na pesquisa dos vídeos para que seja
pesquisado realmente o tema proposto pela professora, na troca de e-mail entre
os alunos e na utilização das fotos retiradas dos dispositivos móveis. Todas
essas intervenções exigirá da professora muita calma ao auxilia-los para que
todos possam atingir os objetivos do planos de aula.
Nestas aulas, todos deverão estar
focado na realização de todas as etapas do planejamento, prestar muita atenção
em todos os comandos que a professora efetuar para não perder o foco e nem o
objetivo das aulas.
É importante ressaltar, que o uso
das correspondência eletrônica traz uma vasta possibilidades de atividades que
podem ser desenvolvidas e compartilhada com os alunos nas mais diversas
disciplinas e conteúdo. Pois, através dela os alunos podem trocar e-mail com
inúmeras informações que são importante e que contribuem para o processo de
ensino e aprendizagem na escola podendo interagir e utilizar essa forma de
comunicação para trocar as informações e compartilhar conhecimento.
Avaliação
A avaliação é processual. A
professora deverá acompanhar o processo de produção do aluno durante a
confecção das atividades e verificar se ele conseguiu dominar os gênero e-mails
e Poesia atendendo assim, os objetivos propostos no
planejamento.
Referências Bibliográficas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58014
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml?page=2
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml?page=1
http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2
Nenhum comentário:
Postar um comentário