sexta-feira, 29 de maio de 2015

PLANO DE AULA DA UNIDADE 2 - ACRESCENTANDO NA UNIDADE 1


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO



Plano de Aula: 21/05/2015
I. Dados de Identificação:
Polo de Apoio Presencial UAB de: São Gabriel do Oeste/MS
Disciplina: Produção de Materiais Instrucionais (Prática Pedagógica)
Professora Formadora:  Alaide de Oliveira Cabanha
Tutor (a) a Distância: Marina Gomes Ivo
Acadêmico (a): Geni dos Santos e Santos
Links utilizados como referência para o projeto:
http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/asa-branca.html (música Asa Branca de Luiz Gonzaga) Acesso em 21/05/2015 as 13:15 min.


II. Dados de Identificação:
Escola: “Escola Municipal Patotinha”
Professor (a): Divina Francisca Martins Cândido
PROGETEC: Geni dos Santos e Santos
Disciplina:História
Tempo de execução: Três aulas
Ano: 5º Ano
Turma: Única
Período:  Matutino


III. Tema:
Cultura-afro e afro-brasileiro


IV. Objetivos:
Objetivo geral:
  •  Reconhecer e valorizar as contribuições do negro na formação étnica, cultural e econômica do povo brasileiro.


Objetivos específicos:

  •  Garantir a igualdade básica de pessoa como sujeito de direitos;
  •  Levar o público alvo a compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história;
  • Conhecer e valorizar a história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;
  • Superar a indiferença, a injustiça e a desqualificação com que os negros são comumente tratados;
  • Levantar questionamentos e proporcionar análise crítica, objetivando eliminar conceitos, ideias, comportamentos, vinculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos;
  • Construir junto ao aluno o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana, informações e subsídios que lhes permitam formular concepções não baseadas em preconceitos e construir ações respeitosas;
  • Proporcionar diálogos, tendo como finalidade o entendimento das diferenças visando uma sociedade justa;
  • Combater a privação e violação de direitos;
  • Proporcionar aos educandos, momentos de sensibilização e reflexão sobre o tema através do gênero musica Paródia.

1.    Conteúdo:


  • Conhecendo as heranças culturais africanas e brasileiras;
  • Retratando o ano, século em que os africanos começaram a chegar o Brasil;
  • Conhecendo a história da África, incluindo elementos da cultura e religiosidade;
  • Conhecendo escravidão no Período Colonial e no Período do Império.
  • Conhecendo as lutas e as formas de resistência e elementos da cultura trazida pelos africanos;
  • Conhecendo as manifestações culturais do nosso estado com traços da cultura africana;
  • Conversando sobre as atitudes e tolerância às diferentes manifestações culturais e religiosas do povo africano e a desigualdade social e racial;
  • Apreciando manifestações artísticas que retratam a cultura afro e afro-brasileira em especial a culinária, expressão artística, música, dança, brincadeiras e lendas;
  •  Assistindo vídeos que retratam a cultura afro e afro-brasileira;
  • Produzindo música com o gênero paródia sobre a cultura afro e afro-brasileira.


VI. Atividades e procedimentos de ensino:
  •  Convite a professora Geni dos Santos e Santos, Licenciada em História  e PROGETEC da escola para a explanação do tema  com slides representando o  histórico da lei: (número da lei, implantação, nome do presidente que sancionou); destacando elementos da cultura e religiosidade, reconhecendo e valorizando as contribuições do negro na formação étnica, cultural e econômica do povo brasileiro;
  • Utilização de imagens da internet e fotografias de atividades na escola para demonstração de uma cultura miscigenada onde os valores poderão ser reconhecidos através de ações comportamentais e não pela cor da pele, garantindo assim, a igualdade básica de pessoa como sujeito de direitos.
  • Exibir vídeos e documentários sobre a História Africana e cultura afro-brasileira;
  • Elaboração de uma paródia musical  sobre a cultura afro e afro-brasileira pela professora Licenciada em História Geni dos Santos e Santos;
  • Apresentação  pela professora e pelos alunos da paródia musical  sobre a cultura afro e afro-brasileira com os instrumentos musicais de percussão que a escola adquiriu com a sala de recursos; 


VII. Tecnologias utilizadas:
Câmera digital, movie maker, livros digitais, notebook, projetor de mídia, microfone, caixa de som amplificada e internet.


Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento da atividade e pela participação na aula e entendimento do conteúdo proposto e através do comportamento no dia a dia após a aula. Serão avaliados também através de atitudes comportamentais sobre o preconceito e discriminação com os colegas da escola.


XIX. Referência Bibliográfica:
GUEDES, Adrianne Ogêda. Prática de ensino 4: volume único / Adrianne Ogêda Guedes;Iduina Chaves; Joy Costa Mattos; Paula Cid Lopes. – Rio de Janeiro:
Fundação CECIERJ, 2009.178p.; 19 x 26,5 cm. ISBN: 85-7648-179-0
1. Prática pedagógica. 2. Aprendizagem. 3. Metodologia. 4. Paulo
Freire. 5. Avaliação. I. Chaves, Iduina. II. Mattos, Joy Costa. III.
Lopes, Paula Cid. IV. Título.
http://www.youtube.com/watch?v=enykz8WJRjI&feature=related (video sobre o preconceito racial) Acesso em 17/05/2015 as 21:10 min.
http://www.youtube.com/watch?v=29Mj-8RdvUE&feature=related (música diversidade lenine) Acesso em 17/05/2015 as 21:30 min.
http://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0 (Bom dia, todas as cores! Acesso em 17/05/2015 as 22:11 min.
http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&feature=related (menina bonita do laço de fita) Acesso em 16/05/2015 as 17:31 min.
http://www.youtube.com/watch?v=UleHGh7yOX8&feature=related (O Patinho Feio) 16/05/2015 as 17:40 min.
http://www.youtube.com/watch?v=WZUycmYkT6M (Racismo é burrice) 16/05/2015 as 19:31 min.
http://www.youtube.com/watch?v=1kfxnwqkdF8&feature=related (Gabriel o Pensador Rap Do Feio) 16/05/2015 as 19:40 min.
http://www.youtube.com/watch?v=ndhhjpik7as (teste sobre o preconceito-boneca branca e negra) 16/05/2015 as 20:15 min.
http://www.youtube.com/watch?v=u6im53uw5Z0&feature=related (Racismo negro e preconceito) 16/05/2015 as 20:17 min.
http://www.youtube.com/watch?v=_AozyxoLvgg&feature=related (Por uma infância sem racismo. Vídeo do UNICEF com Lázaro Ramos) 16/05/2015 as 20:21 min.
Http://www.youtube.com/watch?v=eihba-ixwv8  (somos todos iguais/Cristina mel ) 16/05/2015 as 20:35 min.
http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/asa-branca.html (música Asa Branca de Luiz Gonzaga) Acesso em 21/05/2015 as 13:15 min.



Para elaboração da paródia, escolhi uma música conhecida e com estrofes  versos, melodia, harmonia e ritmo  parecidos. Não tive muita dificuldade na elaboração devido à facilidade de trabalhar com música e principalmente porque já fui professora de música e vocalista de uma banda. A ideia é proporcionar aos educandos momentos de sensibilização e descontração com instrumentos de percussão que a escola adquiriu para a sala de recursos. Esse momento será filmado e postado no blog da escola com o intuito da visualização pelas outras turmas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário